quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

E continuamos com a publicação de texto com as novelas vencedoras de nossa primeira enquete, resgatamos hoje Salsa e Merengue, uma excelente opção para a faixa das 15h30. A novela de Maria Carmem Barbosa e Miguel Falabella mescla a comédia das primeiras novelas da faixa, como Quatro Por Quatro e Vamp, com os elementos humanos que tanto fizeram sucesso em História de Amor, por exemplo.


Uepa!
Viva poderia dar ao público chance de rever Salsa e Merengue

Misture uma milionária família, dona de uma empresa de mineração, com uma parentada cubana, que promove festas no subúrbio. Acrescente uma mocinha batalhadora, uma perua tresloucada e um vilão de arrancar suspiros. Para temperar, o humor infalível de Maria Carmem Barbosa e Miguel Falabella, na estreia do multimídia como autor de novelas. Dessa receita, saiu Salsa e Merengue, um das melhores tramas das 19h nos anos 90; infelizmente, nunca reprisada.

A novela começa quando Eugênio (Marcello Antony), herdeiro do império de Guilherme Amarante Paes (Walmor Chagas), decide partir para o povoado de Roseira Santa, onde trabalhadores estão sendo submetidos aos efeitos da contaminação de minérios, explorados pela empresa de sua família. Lá, conhece e se apaixona pela doce Madalena (Patrícia França), uma tecelã de origem humilde, filha de Mestre Bento (Nelson Xavier). Também em Roseira Santa, Eugênio é contaminado por mercúrio e desenvolve leucemia, o que o leva de volta ao Rio, com Madalena ao seu lado. Com o agravamento de seu estado e a consequente necessidade de um transplante, Eugênio descobre sua verdadeira origem: fora adotado por Guilherme para substituir o filho morto de sua esposa, Bárbara (Rosamaria Murtinho), que sequer desconfiava dos planos do marido.

Este não é o único segredo que Guilherme esconde da família: após anos em um casamento aparentemente feliz, o empresário resolveu se deliciar com a garota de programa Adriana (Cristiana Oliveira), cuja idade a poderia fazer filha do magnata. Arrivista, a moça, influenciada pela mãe, Gilda (Ariclê Perez), e a tia, Ruth (Laura Cardoso), faz tudo o que pode para extrair o máximo possível de dinheiro de seu amante. Consegue R$ 150 mil com apenas uma noite de sexo e o chororô em torno da compra do apartamento em que vive com a família. Clarice (Adriana Garambone), filha adotiva (essa com o conhecimento de Bárbara), de Guilherme, logo desconfia dessa grande soma retirada dos caixas da empresa. Mas, embora tente, não consegue descobrir a destinatária de tão alta quantia. Guilherme, no entanto, acaba descoberto por Heitor (Victor Fasano), que vê o sócio beijando Adriana durante sua festa de 35 anos de casamento com Bárbara. Heitor é um escroque! Está envolvido em golpes financeiros da empresa, da qual pretende tomar o comando, além de misteriosos assassinatos que ocorrem em Miami, logo no início da novela. De posse do segredo de Guilherme, o vilão procura Adriana e lhe oferece uma polpuda quantia, para que ela continue explorando o velho.

Bárbara, alheia à traição do marido, reage indignada ao descobrir que Eugênio não é seu filho. E tem um grande choque ao conhecer a verdadeira mãe do rapaz, Anabel Muñoz (Arlete Salles). De origem humilde, Anabel não pode criar o filho que tivera com um malandro de marca maior. Deixou-o na maternidade, permitindo que Guilherme tomasse a criança para si. Agora, ao descobrir que Eugênio precisa de sua ajuda, se oferece para o transplante. Qual não é a sua surpresa, no entanto, ao descobrir que sua medula não é compatível com a do filho. Anabel, assim, se vê obrigada a revelar outro segredo: seu filho, Valentim (Marcos Palmeira), que todos acreditavam ser fruto do casamento com um cubano (que ocorrera pouco depois do nascimento de seu primogênito), é, na verdade, também filho do malandro que a abandonou grávida de Eugênio. Assim, o empresário tem a chance de se curar amparado pelo irmão com quem em nada se parece: Eugênio é pacífico, contido em seus sentimentos; Valentim, de um temperamento forte e bastante conquistador. Tão conquistador e tão envolvente que logo está disputando Madalena com o irmão recém-descoberto.

Eugênio, por sua vez, tem a apaixonada Teodora (Débora Bloch) em seu encalço. Os dois foram casados por um tempo, mas as doideiras dela logo minaram a relação. O problema é que Teodora decidiu manter-se fiel a Eugênio, desprezando o amor platônico de Caio (Diogo Villela), amigo de Eugênio, funcionário da empresa, e um irmão para Teodora. E temendo o envolvimento de seu amado com Madalena, a moça trata logo de inventar uma gravidez. Após levar a mentira até Caio e Bárbara, Teodora espalha uma rede de fofocas, que atinge Guilherme e se dissemina pela empresa, chegando aos ouvidos de Tereza (Ângela Rebello), secretária de Eugênio, que leva a notícia ao patrão. Com medo de perder Madalena, o rapaz decide confirmar a gestação antes de contar à moça que pode ser papai: pede um exame à ex-mulher!

O problema é que antes da história ser colocada em pratos limpos, Teodora consegue fazer com que sua gravidez chegue aos ouvidos de Madalena. Desolada, a tecelã pede um tempo a Eugênio, de quem já havia ficado noiva, inclusive. É neste momento que Valentim aproveita para colocar seu time em campo. Morando na pensão de Eglantine (Jacqueline Laurence) com o pai, Madalena passa a desfilar pela Travessa do Vintém, mesma localidade em que reside Anabel e a família. Assim, Valentim está sempre próximo à mulher que começa a lhe despertar um sentimento, até então, novo: o amor. Valentim convida a morena para uma festa promovida pela mãe; depois, sugere um almoço. Com declarações românticas, e uma força de Mestre Bento, em pouco tempo, o latin lover sensibiliza Madalena.

Enquanto isso, Teodora dá seu jeito de fazer sua gravidez se torna verídica. Guilherme, a esta altura, abandonou Bárbara para se unir a Adriana. Solitária, a grã-fina só vê esperanças para continuar viva no neto que acreditar estar por vir. Soma-se a essa tábua de salvação, as constantes pressões de Eugênio, decidido a voltar com Madalena. É Lídia (Mônica Torres), diretora da empresa e namorada de Heitor, quem auxilia Teodora, acuada por suas mentiras. As duas vão a um centro de reprodução, onde a perua consegue o que quer: por meio de inseminação artificial, engravidando, dissipando as desconfianças do ex-marido e tornando a favorita candidata a nora de Bárbara.

Quem engravida sem recorrer à ciência é Kelly Bola (Maria Maya), a adolescente mais rica da Travessa do Vintém. Filha de Bola (Osvaldo Loureiro), dono do supermercado Rebola, com a safada Marinelza (Zezé Polessa), amante de Valentim no início, Kelly sempre foi apaixonada por Antonio (Alexandre Barillari), outro filho de Anabel, constantemente usado como príncipe nas festas de debutante promovidas pela mãe. Antonio está apaixonado pela patricinha Inês (Juliana Baroni), filha de Tito (Ricardo Petráglia), advogado dos trabalhadores de Roseira Santa, e de Laís (Maria Lúcia Dahl), dona de uma loja de moveis. Kelly não se conforma com o romance do amado; chega a fazer macumba para atraí-lo. Mas só consegue quando usa de toda a sua cara de pau para confessar a Antonio que o ama. Surpreendido, o rapaz dá um beijo em Kelly. O comportamento egocêntrico de Inês começa a decepciona-lo, causando assim sua primeira noite de amor com a vizinha feiosa, após uma tremenda bebedeira, causada por Kelly, aliás.

O que Antonio mal podia imaginar é que a noite de amor, da qual ele sequer se lembra, fosse causar a gravidez de Kelly. Socorro (Stella Miranda), vizinha dos dois, aciona seu serviço de fofocas pelas ruas do Vintém, tão logo toma conhecimento da chegada do neto de Bola. E o chefão do pedaço não pode deixar sua filha passar por essa sozinha! Procura o causador do incêndio e exige: Antonio deve ficar noivo de Kelly e se responsabilizar pela criança. Inês fica possessa ao descobrir a história, mas determinada a manter o rapaz ao seu lado e a afrontar Kelly, promete que irá apoiar Antonio, sequer terminando o namoro.

Enquanto o irmão padece, Valentim é só felicidade! Tito consegue que a Amarante Paes pague uma indenização aos trabalhadores de Roseira Santa; dentre eles, Mestre Bento. O problema é que Heitor decide tomar posse da grana, causando o sequestro do pai de Madalena. Como Bento não possui mais o cheque, ao regressar ao Rio, é acusado de roubo pelos antigos colegas de trabalho e acaba preso. Madalena decide recorrer a Eugênio, que se nega a auxiliá-la, decepcionado pelas desconfianças envolvendo a gravidez de Teodora. É em Valentim que a tecelã encontra um ombro amigo. A intimidade se torna cada dia maior e o primeiro beijo é inevitável. Eugênio, por sua vez, arrependido, decide telefonar ao delegado responsável, Moa (Johnny Rudge), também morador do Vintém, e pedir a soltura de Mestre Bento, que regressa para próximo da filha. Madalena tem motivos de sobra para comemorar: além de ver o pai livre, pode iniciar sua escalada profissional no Rio, incentivada por Laís, que decide permitir que a moça aplique seu talento nos objetos de sua loja.

Já Eugênio passa por uma série de vicissitudes nessa fase inicial da novela. Desolada com o fim do casamento, Bárbara, segunda maior acionista da mineradora, coloca seu patrimônio à venda, o que simboliza um irreversível racha no comando da empresa. Eugênio, que nunca simpatizou com Heitor, vê o rapaz adquirir diversas ações por preços inferiores, quando um projeto malsucedido, do que o vilão é patrocinador, corrompe o nome da empresa. Fortalecendo suas suspeitas, o mocinho descobre assim que indica um novo funcionário para a contabilidade, Walter (André Gonçalves), que um documento do setor financeiro fora misteriosamente excluído dos computadores da mineradora. Qual não é a surpresa de Eugênio ao descobrir que o tal documento se refere ao cheque da indenização que Mestre Bento, supostamente, recebeu...

Acuado com a capacidade investigativa do garoto, Heitor e Morales (Chico Diaz), seu cúmplice nos crimes de Miami, procuram por outro aliado, Edgar (Dartagnan Jr.), que vem a ser, justamente, tio de Walter, filho de Socorro e Candinho (Marcos Oliveira) que namora Assunção (Gabriela Alves), a caçula de Anabel. Na passagem de ano de 96 para 97, Edgar decide colocar seu plano em prática. Só que Morales os segue, e Remédios (Bia Nunnes), outra filha de Anabel e namorada de Edgar, fica desconfiada, seguindo o carro no qual os dois comparsas de Heitor, acompanhados de Walter, se encaminham para um matagal. Ao ver que o garoto da contabilidade está com uma arma apontada para sua cabeça, segurada por Edgar, Remédios decide intervir, chamando a atenção de Morales, que ao se voltar para ela, toma um tiro de Edgar. O sobrinho fora poupado e o capanga de Heitor eliminado. Antes de se livrar do corpo, Edgar revista os bolsos de Morales, descobrindo um passaporte falso, uma passagem para Miami e uma misteriosa chave. Ao tomar ciência da morte de Morales, Lídia teme por sua vida, já que agora está casada com Heitor, e entrega misteriosos disquetes a Teodora. A trama criminosa de Salsa e Merengue esquenta após essa passagem e pega fogo em definitivo com a chegada de um novo personagem...

A noite de ano novo é marcada também por mais um plano de Teodora, na tentativa de impedir que Eugênio se reaproxime de Madalena. Ao constatar a tristeza do amado, Teodora parte para a Travessa do Vintém, à procura de Mestre Bento, com uma proposta indecorosa: vai lhe fornecer o dinheiro da indenização, do qual ele fora acusado de se apossar, para que, ao lado da filha, Mestre Bento volte à Roseira Santa. Madalena ouve a oferta, sem querer, e bota Teodora para correr, dando uma notícia que deixa a tresloucada radiante: está namorando Valentim e sequer pensa em voltar para Eugênio. A felicidade do irmão pobre fica ainda maior quando Madalena aceita o pedido de casamento de Valentim.

Os filhos de Anabel, ao que parece, estão sempre envolvidos em imbróglios amorosos. Que envolvem o português Vasco (Paulo Pires), sobrinho de Bárbara recém-chegado de sua terra natal. Depois do susto, Walter decide se casar com Assunção. Para arrecadar fundos para o matrimônio da filha, Anabel decide promover o concurso Garota Vintém, para o qual Antonio convida Caio e Clarice, que arrasta o primo Vasco contigo. É quando Remédios e Amparo (Thaís de Campos), a divertida filha de Anabel que instituía o dia do silêncio, começam a disputar o rapaz. É num almoço organizado por Bárbara para unir os Amarante Paes ao clã de Anabel. E a chefe dos cubanos conhece lá aquele que irá aquecer seu coração, após um longo e tenebroso inverno: Rodolfo (Marques D’Arede), cunhado de Bárbara (esposo de sua irmã falecida) e pai de Vasco. O charme português também balança Adriana. Ao conhecê-lo, a moça fica louca de desejo. Convida o rapaz para ir a seu apartamento e o beija repentinamente. Só que Guilherme chega em seguida e, por sorte, nada percebe. O mesmo não acontece quando Clarice flagra o casal na cama e obriga Vasco a abrir os olhos do pai.

Só que Guilherme tem bem mais com o que se preocupar. Às vésperas de se casar com Adriana, o empresário é convencido por Eugênio a promover uma auditoria na empresa. O resultado é assustador: Lídia e Heitor estavam trabalhando, todo o tempo, em proveito próprio. Para desqualificar o casal de vez, Teodora dá a Eugênio os disquetes que Lígia lhe entregou tempo atrás. Ali estão dados sobre todas as remessas feitas por Heitor ao exterior. Temendo o pior, Guilherme esconde da família e de Adriana a sua falência. E também as dores no peito que começa a sentir desde então. Mesmo com tantos problemas, Guilherme se une a Adriana. É então que descobre o verdadeiro caráter de Adriana, que se recusa a vender o apartamento dos dois para quitar dívidas da empresa. A situação se agrava quando Guilherme encontra uma fita de vídeo com cenas pornográficas da agora esposa. Após uma violenta discussão, Adriana coloca Guilherme para fora do apartamento. O infiel então procura pela ex-esposa traída. Bárbara o ampara, mas se recusa a recebe-lo de volta. É quando Guilherme retorna ao apartamento e encontra a ardilosa tia Ruth, exigindo os direitos de sua sobrinha. O choque é forte demais para Guilherme, que sofre um enfarte na mesma hora, pedindo seus remédios a Ruth, que nada faz: apenas assiste a morte do ex-milionário.

Sem um grande líder, a Amarante Paes sofre com as ameaças de Heitor. Sumido desde a descoberta de seus golpes, o vilão regressa disposta a usar o dinheiro que desviou da mineradora para adquiri-la. Para conseguir o dinheiro, porém, Heitor precisou ludibriar Lídia novamente, uma vez que ela, para tê-lo em suas mãos, alterou as senhas da conta no exterior. Heitor ainda precisa driblar a resistência de Eugênio e Clarice, que se recusam a se desfazer da empresa. A descoberta de que Heitor armou a cilada que levou Mestre Bento à cadeia deixa Eugênio ainda mais transtornado. E o reaproxima de Madalena, quando o empresário decide ir até sua ex-noiva para lhe pedir desculpas por não tê-la auxiliado, naquela época. Valentim se ressente, exigindo que Madalena se decida entre os dois, enquanto Teodora, irritadíssima, expulsa Eugênio de sua casa. Heitor, enquanto isso, pode se complicar mais ainda, já que o corpo de Morales, que Edgar tanto tentou esconder reaparece após uma enchente na Travessa do Vintém.

O Vintém também se vê abalado diante do anúncio de Antônio: ele irá se casar com Inês, mesmo não estando à altura da noiva e tendo Kelly, grávida, a sua espera. A mulherada da Travessa também se mobiliza e cria o Movimento do Amasso, reuniões nas quais discutem seus problemas amorosos e familiares. Os encontros misteriosos servem para atiçar a curiosidade dos homens: Candinho passa a tratar Socorro como uma flor; já Moa, o delegado, vê sua esposa devotada, Daisy (Rosi Campos), deixar de preparar sua comida e passar sua roupa. Mais a mudança maior vem mesmo por parte de Kelly Bola: a moça se embeleza e vai trabalhar como caixa no supermercado do pai, despertando a atenção dos solteiros do Vintém. O problema é que Antonio continua desprezando a pobre coitada, mesmo estando Kelly envolvida com seu vizinho, Wellington (Bruno Murtinho).


O núcleo da Travessa do Vintém foi o grande destaque de Salsa e Merengue. Começando por dona Imaculada (Estelita Bell), sogra de Anabel, um tanto quanto esclerosada; Lázaro, empregado de Bola, que quando bebe cria coragem para declarar seu amor para Neném (Maria Gladys), secretária de Anabel; e o casal Socorro e Candinho, mesquinhos até dizer chega (como esquecer o banquete que Teodora prepara na casa deles, deixando-os loucos ao gastar tudo o que tem na despensa?). Socorro era uma espécie de paparazzi que causou muitos transtornos ao marido e aos amigos da Travessa, com seus flagras de famosos (o que rendeu inclusive uma participação de Susana Vieira, como Dolores, atriz vista por Socorro com o amante em um motel). As cenas hilárias que surgiam na Travessa garantiram o sucesso da novela durante sua exibição. É impossível não rir ao lembrar a sequência em que o supermercado de Bola é assaltado e praticamente todos os moradores do Vintém trancados na câmera fria. Com medo da morte, começam a revelar seus segredos, até serem libertados e desafiados a lidaram com a consequência de suas confissões.


O Vintém treme quando surge Urbano (José Wilker), pai de Eugênio e Valentim. O safado que abandonou Anabel no passado vai até a casa da festeira e leva o filho pobre para seu hotel. Antes de dar qualquer explicação, Urbano diz a Valentim que acaba de adquirir o comando da mineradora Amarante Paes e que fará do filho o novo presidente da companhia. Surpreendentemente, Valentim, desiludido com Madalena e obstinado a se igualar a Eugênio, aceita e é conduzido pelo pai à sala de Heitor, que se atordoa com a notícia, embora tente manter o controle, ao ver que foi preterido pelo grande criminoso da história, responsável pelos crimes em Miami. Temendo pela influência negativa de Urbano, Anabel procura Bárbara e estabelece um pacto com ela, para tentar impedir que o mafioso descubra que também é pai de Eugênio. O próprio Valentim se esforça para manter o irmão na obscuridade, temendo perder o apoio do pai. Urbano, no entanto, descobre que o mocinho é o filho que Anabel abandonou tão logo nasceu. Enquanto isso, Valentim se regozija com a boa vida que Urbano vem lhe proporcionando. O que ele nem imagina é que Heitor acabara de contratar Adriana para seduzir o rapaz e assim mantê-lo sob seu controle.

Já Madalena volta para Eugênio, enquanto Teodora se consola nos braços de Caio que, por sua vez, não consegue esconder o amor que está começando a sentir por Clarice. Para agradar o amigo, Teodora confessa a ele que fez uma inseminação artificial. Inconformado, Caio exige que a porra-louca conte tudo o que fez a Eugênio, que não recebe nada bem a notícia e tem certeza de que seu destino é mesmo ao lado de Madalena. Enquanto vive bons momentos com a amada, Eugênio vê a mãe se envolver com Urbano. Após um romântico jantar, Bárbara se entrega a paixão, enquanto Eugênio tenta contar com a ajuda de Anabel para destruir o homem que arruinou a vida de seu pai adotivo. Só que Urbano logo percebe que Eugênio é o mais apto a assumir o comando da Amarante Paes e o leva de volta para empresa, seduzindo o rapaz com a promessa de reaver o patrimônio de sua família.

Em paralelo à disputa pela empresa, começa a corrida por pedras preciosas que Ruth conseguiu logo após o assassinato de Morales. Após perder a mordomia proporcionada por Rodolfo, Vasco decide roubar as pedras para poder garantir seu sustento. Pouco depois, as esconde em uma antiga boneca de Clarice. Só que Ruth é raposa velha e, com a ajuda de Gilda, oferece um jantar para o rapaz, dopando-o para em seguida fazer com que ele confesse onde escondeu a fortuna. Tudo acontece como planejado até que Ruth constata que Vasco perdeu o controle da situação: a boneca está nas mãos de Marinelza, na Travessa do Vintém, em meio a outras bonecas à venda em um bazar de caridade. Quem adquire a boneca premiada é Lázaro, que presenteia Neném. Só que após uma briga dos dois, a assistente de Anabel joga a boneca fora. Eglantine resgata o brinquedo do lixo e o entrega a Daisy, de quem Remédios, sabendo de toda a história envolvendo as pedras, surrupia a boneca, transferindo seu precioso conteúdo para outra boneca, da qual Edgar fica encarregado de cuidar.

Em meio a tanto roubo e confusão, Valentim começa a desconfiar do caráter do pai, após ouvi-lo ao telefone, comentando a chegada de um carregamento de armas e outros negócios ilícitos com colombianos. Para se manter inabalado diante dos filhos, Urbano convoca uma reunião com eles e Anabel, onde pede o apoio da mãezona para conseguir unir os irmãos em prol da empresa. Só que nenhum dos dois aceita a decisão do pai, para orgulho de Anabel. O que nem Valentim nem Eugênio imaginam é que Adriana está esperando um bebê de Guilherme. Contando com o apoio do novo namorado, a prostituta enfrenta Heitor, que exige que ela desista da herança. Heitor quer tanto o poder na mineradora que decide matar a secretária Deusa (Regiana Antonini), empecilho para seus planos. Só que para executar tal ação, ele convoca Edgar, que está determinado a se redimir e desmascarar o criminoso. Com a ajuda de Walter, Edgar planta um corpo no casebre no qual Deusa iria morrer e, pouco depois, incendeia o local.

Sem limites, Heitor também decide intervir na gestação de Adriana. Após uma discussão, ele a persegue com seu carro, fazendo a moça capotar o seu veículo. Com diversas escoriações, Adriana é encaminhada ao hospital, onde constatam o aborto. A notícia abala Gilda e Ruth, que tornam a procurar a boneca, agora única fonte de rende para as irmãs trambiqueiras. Com a ajuda de Vasco, Ruth procura Sexta-Feira (Mara Manzan), a divertida empregada de Teodora, que com a ajuda de uma entidade, lhe revela onde estão as pedras. Ruth então toma posse da boneca e esconde sua pequena fortuna em um vaso de plantas. O problema é que Vasco precisa das pedras para entrega-las a Mendonza, o poderoso chefe de uma organização criminosa, rival de Urbano, a quem as preciosidades pertencem e de quem foram surrupiadas pouco antes da morte de Morales, que as mantinha sob seu poder. Decidido a saber o que acontecera com o capanga, Urbano irá afrontar Heitor. E pode colocar Edgar em perigo.

O tempo passa. Chega o tão esperado casamento de Inês e Antonio. Kelly Bola se sente mal antes da cerimônia, tamanha é sua tristeza, sendo retirada da igreja. O que ela não imagina é que Antonio, já no altar, resolve dizer não a Inês, incomodado com sua postura arrogante e sua relutância em aceitar a família cubana da qual ele faz parte. Enquanto isso, Teodora, convocada para madrinha da noiva, entra em trabalho de parto, instantes antes do casamento. E dá a luz a um casal de gêmeos negros! Com os rebentos nos braços, a moça pode de novo se empenhar em reconquistar Eugênio, que decide assumir a paternidade das crianças, causando o afastamento de Madalena, mais próxima, novamente, a Valentim.

O sequestro do moreno, aliás, serve para provar à tecelã que é ele quem ela ama. Levado pelo homens de Mendonza, Valentim nem imagina que o irmão irá se mobilizar para ajuda-lo, a ponto de subornar Vasco para que este delate o cativeiro. O sequestro serve também para revelar uma nova Adriana, verdadeiramente apaixonada por Valentim, bem como para atiçar a disputa pelas pedras. Remédios confessa tudo o que sabe sobre a morte de Morales para Urbano, que decide partir em busca de Edgar, que a esta altura já estará bem longe da Travessa do Vintém. Só que Heitor descobre seu esconderijo, graças a Ruth, que o delata ao descobrir o endereço nas coisas de Adriana, grande amiga de Edgar, que chega a expulsar a tia de casa ao descobrir o que ela fez. Adriana bem tenta avisar Walter do risco que seu tio está correndo. Tarde demais! Edgar só tem tempo de pedir ao sobrinho que leve Deusa até Moa, para que ela conte tudo o que sabe sobre as falcatruas de Heitor.

O fim do vilão está próximo. Urbano e Eugênio conseguem que Vasco revele onde está atracado o barco no qual Valentim está preso, podendo assim resgatar o rapaz, após uma intensa troca de tiros, que fere Eugênio na perna. Pouco depois, Urbano recebe a visita de Lídia em seu hotel. Certo de que a amante delatou seus planos ao inimigo, Heitor a tranca em casa. Lídia bem tenta avisar Bárbara da situação em que está vivendo, mas Heitor a surpreende novamente. Revoltado, aplica uma surra na pobre coitada, que alcança o revólver do vilão e dispara contra ele. Lídia se livra de um bandido, mas acaba nas garras de outro. Seduzida por Urbano, ela foge com este em um iate, no qual planejam dar a volta ao mundo.

Antes, porém, Urbano concorda em devolver a empresa para Bárbara. Eugênio pode então assumir a mineradora, se esforçando para reerguê-la. Já os outros vilões pagam por seus atos: Gilda se vê abandonada pela filha, que parte para a conquista de um novo velho milionário, auxiliada por Vasco. Este consegue se vingar das trapaças de tia Ruth, emprestando a ela uma mala recheada de cocaína, com a qual a velha pretende fugir para Miami. Presa no aeroporto, Ruth se torna uma espécie de líder da penitenciária. Pior: descobre que as pedras pelas quais tanto lutou são falsas.

As verdadeiras joias estão escondidas na casa de Candinho, que vê seu imóvel ruir diante da invasão dos moradores do Vintém, na busca pelo tesouro. Aliás, os momentos de alegria do capítulo final de Salsa e Merengue ficam por conta do núcleo pobre da novela. Antonio assume que está amando Kelly Bola e sobe com ela ao altar. Com Eugênio nos braços de Teodora, Valentim pode curtir sua paixão com Madalena tranquilamente. Já Caio acerta os ponteiros com Clarice, enquanto Daisy se entende com a amante do marido, a secretária Tereza. E Anabel, feliz ao lado de Rodolfo, embarca para Portugal. Mas volta para celebrar a grande festa que encerra o último capítulo!

Salsa e Merengue se despediu com audiência em alta, marcada por desempenhos memoráveis de praticamente todo o seu elenco e conduzida pela direção de Wolf Maya e o texto delicioso de Miguel e Maria Carmem. No Viva, faria um sucesso absurdo! Aposto que nossos leitores endossam essa opinião...






Assista ao primeiro capítulo de Salsa e Merengue, em versão exibida pelo GNT Portugal. De uma época em que as novelas das 19h eram bem mais danadinhas...

E amanhã...

Nenhum comentário:

Postar um comentário